O Memorial Serra da Mesa
O Memorial Serra da Mesa foi idealizado pelo Professor Altair Sales Barbosa (ITS/PUC) e construído pela Prefeitura Municipal de Uruaçu na gestão (2004/2008) da Prefeita Marisa Pereira Araujo.
Através de vários projetos buscaram recursos em FURNAS, CAIXA FEDERAL, MINISTÉRIO DO TURISMO, MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO, BANCO DO BRASIL, e outros através da lei ROUPETA. A pesquisa arqueológica foi do professor Altair Sales e estagiários da PUC, curso de História. A pesquisa histórica local foi de Evaline Pinheiro.
Toda a comunidade da região de Serra da Mesa e até do Tocantins colaborou com doações para montagem dos diversos espaços temáticos do Memorial.
Vários artistas colaboraram na construção do Memorial, Louis Bernard Tranquilino (arquiteto in memoria , Larissa Malty (Velha do Cerrado) que fez as frases e desenhos do pórtico de entrada. Dantas e Guará que fizeram esculturas para o museu de história. Nery Celestino com pinturas das esculturas. Cida da Areia, Carlos de Uruaçu, Odete de Freitas e outros também deixaram um pouco de sua arte.
Toda a equipe técnica do Instituto Tropico Sumidoiro da PUC trabalhou na construção.
Toda a equipe técnica do Instituto Tropico Sumidoiro da PUC trabalhou na construção.
O Memorial é administrado pela FUNDAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DE SERRA DA MESA que teve como primeira presidente Nadja Maria Seba Barroso de Souza, segunda presidente Nelma Amâncio Pimenta Barbosa, terceira presidente Eunice Aparecida de Faria e atualmente preside a Fundação o professor Rodrigo Gabriel Moises.
O Memorial tem convênio com o ITS (PUC) e a manutenção provem da taxa de entrada (3,00) e do trabalho de estagiários UEG FASEM IFG e voluntários. Também é PONTO DE CULTURA mantendo cursos profissionalizantes , eventos e material multimídia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário